Skip to main content
Declaração Anual do MEI – Microempreendedor Individual

Declaração Anual do MEI – Microempreendedor Individual

O MEI – Microempreendedor Individual possui a facilidade de não precisar manter livros razão e outros relatórios contábeis. Entretanto é imprescindível prestar contas anualmente através da Declaração Anual do Simples Nacional – DASN.

Para facilitar o preenchimento dessa declaração o Portal do MEI – Microempreendedor Individual disponibiliza um relatório de preenchimento mensal através do qual é possível ter um controle de todas as entradas e saídas mensais, dessa forma, no início do ano, período de preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional – DASN será fácil proceder com o preenchimento.

Como preencher a Declaração Anual de Simples Nacional – DASN

A Declaração Anual de Simples Nacional – DASN é feita através do próprio Portal do MEI – Microempreendedor Individual e somente após enviada o empresário individual consegue imprimir o carnê MEI do período posterior ao que foi feita a declaração.

O valor que deve ser preenchido na Declaração Anual do Simples Nacional é referente ao ano anterior. Deve ser declarado também se houve contratação de funcionários pela empresa.

Caso não seja realizado o preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional o MEI – Microempreendedor Individual pode estar sujeito ao pagamento de multas, ter o CNPJ bloqueado, alvará de funcionamento suspenso e impossibilidade de pagar os impostos devidos e contribuir para o INSS, perdendo todos os benefícios de estar formalizado.

Se o empresário individual não proceder com o envio da Declaração Anual do Simples Nacional – NASN anualmente perderá o direito aos benefícios como auxilio doença, auxilio maternidade e aposentadoria, pois estará em situação irregular.

Caso haja dúvidas para preencher a Declaração Anual do Simples Nacional – DASN o MEI – Microempreendedor Individual pode se dirigir a um dos postos de atendimento do SEBRAE para que um dos consultores auxilie no preenchimento de forma gratuita.

O MEI – Microempreendedor Individual é um empresário individual cujo faturamento não ultrapassa 60.000,00 por ano, portanto se o valor a ser declarado ultrapassar esse limite será necessário realizar o Desenquadramento – SIMEI através do Portal do Empreendedor. Após realizado o Desenquadramento – SIMEI o contribuinte passará a recolher tributos de acordo com a regra do Simples Nacional, como Microempresa.

Outro benefício de enviar anualmente a Declaração Anual do Simples Nacional – NASN é contribuir para o avanço da economia, somente através do envio da Declaração é possível realizar um levantamento de dados, verificar o quanto a categoria de MEI – Microempreendedor Individual está contribuindo para a economia, dessa forma, aumentando a probabilidade de ocorreram investimentos e melhorias na categoria de MEI – Microempreendedor Individual, aumentando os benefícios e as atividades.

Caso o MEI – Microempreendedor Individual esteja em dia com suas obrigações, é possível contar com outros benefícios além dos citados acima, dentre eles esta o acesso a planos de saúde com valores exclusivos. Solicite uma cotação e tenha acesso a planos de saúde com o melhor custo benefício para a sua empresa.