Skip to main content
MEI Atrasado Bloqueia Benefícios

MEI Atrasado Bloqueia Benefícios

MEI: Formalização sem Burocracia 

A categoria de MEI – Microempreendedor Individual é uma inovação que tem ajudado a reaquecer o mercado financeiro nacional, muitos trabalhadores autônomos estão se formalizando através do MEI, mas devido a ser uma lei recente ainda gera muitas dúvidas. 

A legislação do Microempreendedor Individual favorece os empresários autônomos, pois além de demandar um custo mensal baixo, também é extremamente fácil se formalizar através do MEI. O empresário individual só precisa ter seus documentos pessoais em mãos e acessar o Portal do Empreendedor, em apenas 5 minutos é possível gerar o seu número de CNPJ. 

Não exige a contratação de serviços contábeis, pois o MEI não precisa gerar relatórios contábeis. O único relatório que é gerado através do site Portal do Empreendedor pelo próprio empresário individual é o Declaração Anual do Simples Nacional – DASN, o empresário só precisa preencher o faturamento anual e informar se contratou um funcionário.

É fundamental realizar os pagamentos mensais do MEI sem atraso. Através do site Portal do Empreendedor é possível imprimir o Carnê- MEI, dessa forma é possível gerar todos os boletos do ano para evitar esquecimento. Caso ocorra o atraso ou o esquecimento do pagamento é possível gerar o boleto em atraso com o valor de multa e juros calculado. Veja mais em O que é o Das 

Portanto são duas etapas que o MEI não pode esquecer para ficar com suas obrigações em dia, pagar todos os seu boletos em dia e gerar a Declaração Anual do Simples Nacional – DASN todos os anos. 

MEI: Consequências da Irregularidade 

Caso o empresário individual falhe com os pagamentos mensais e não declare o faturamento anualmente através da DASN pode perder os benefícios de aposentadoria de idade ou invalidez, auxilo-doença e salario-maternidade. 

O não cumprimento das obrigações com a lei do Microempreendedor Individuais acarreta prejuízos para os familiares do MEI, pois podem perder o acesso a pensão por morte e auxilio reclusão. 

Além de perder o acesso aos benefícios, o MEI pode ser o seu CNPJ bloqueado, o que pode acarretar uma serie de prejuízos para o empresário individual. Através do CNPJ o MEI tem acesso a financiamentos exclusivos, consegue comprar matéria prima faturada, não poderá gerar notas, tem acesso a planos de saúde e odontológicos com valores diferenciados, além de varias outras facilidades adquiridas através do CNPJ. 

É indicado que o MEI – Microempreendedor Individual aproveite das facilidades dessa categoria, mas não se esqueça de manter a organização administrativa e financeiras da empresa, garantindo os benefícios de estar formalizado. 

A Seguro Saúde Online oferece opções exclusivas de planos de saúde empresariais para o MEI. Solicite uma cotação para que nossos consultores possam identificar o plano de saúde e odontológico que corresponda a suas necessidades. 


Faça uma Cotação sem Compromisso