Plano de Saúde Empresarial tem Carência?

Simule Abaixo o Valor do Seu Plano de Saúde para MEI

É rápido, online e sem compromisso

Ao enviar esse formulário, você concorda que utilizaremos seus dados apenas para cotação de planos de saúde. Concorda também com nossa politica de privacidade alinhada a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dado).
Plano de Saúde Empresarial tem Carência?

Plano de Saúde Empresarial tem Carência sim, porem por ser um plano empresarial existem algumas diferenças em relação a um plano de saúde individual ou familiar. Um dos benefícios do plano de saúde empresarial é que em alguns casos a carência pode ser anulada.

Ao contratar um plano de saúde, é estipulado em contrato um período mínimo entre a assinatura do contrato e a possibilidade de usar os serviços contratados. Nesse período o segurado paga a mensalidade porem ainda não pode usar determinados serviços que ainda não atingiram seu prazo de carência. Já a Carência no plano de saúde empresarial tem alguns benefícios que podem até mesmo anular a carência de novos beneficiários que aderirem ao convênio.

No plano de saúde empresarial com número de participantes igual ou maior que 30, os beneficiários que aderirem ao plano em até 30 dias da assinatura do contrato não precisarão cumprir carência nem cobertura parcial temporária (CPT). Assim, novos funcionários ou dependentes precisarão contar 30 dias de vinculação à empresa que contratou o plano de saúde para ter direito a ingressar no plano.

Caso o ingresso no plano ocorra após esses períodos ou o plano empresarial tenha menos de 30 participantes, a empresa que vende o plano de saúde poderá exigir o cumprimento de prazos de carência.

Prazos máximos para carência segundo ANS

Situação Tempo a ser aguardado após a contratação do plano de saúde* 
Casos de urgência (acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional) e emergência (risco imediato à vida ou lesões irreparáveis) 24 horas  
Partos a termo, excluídos os partos prematuros e decorrentes de complicações no processo gestacional 300 dias 
Doenças e lesões preexistentes (quando contratou o plano de saúde, a pessoa já sabia possuir)** 24 meses 
Demais situações 180 dias 

Portabilidade de planos de saúde

A portabilidade de plano de saúde seja empresarial, individual ou familiar permite ao beneficiário migrar de uma operadora pra outra levando as carências. Dessa forma não haverá a necessidade de passar novamente por novos prazos de carências na nova operadora.

O benefício é valido apenas para planos contratado a partir de 02 de janeiro de 1999, data que ocorreu a regulamentação do setor. Planos assinados antes dessa data que foram adaptados à nova legislação estão incluídos no benefício.

Planos anteriores a 1999 que não foram adaptados não terão direito a portabilidade de planos de saúde e deverão cumprir as novas carências em caso de troca de operadora. Planos de Saúde Empresariais não possui esse benefício.

Benefícios do plano de saúde empresarial para empresas

O Plano de Saúde Empresarial, possui regras mais flexíveis em relação aos planos individuais. No momento da contratação a empresa contratante poderá negociar com a operadoras alguns aspectos do contrato. É importante ficar atendo nos seguinte tópicos:

  • Se a contratação será com ou sem coparticipação;
  • Se o benefício será estendido a familiares do colaborador;
  • Acomodações do plano: enfermaria ou apartamento;
  • As carências do plano;
  • Reajustes de preços (Acompanhados pela ANS).

Oferecer um plano de saúde empresarial para os colaboradores de uma empresa, se tornou obrigatório para uma boa gestão, pois, agrega uma série de benefícios para a empresa e para seus colaboradores, confira abaixo:

  • Aumento de Produtividade;
  • Diminuição de Absenteísmo;
  • Retenção de Talentos;
  • Atendimento Médico Facilitado para o colaborador;
  • Melhor custo-benefício para o colaborador;
  • Acesso a Saúde Ocupacional;
  • Atendimento de Qualidade para toda família.
× Como posso te ajudar?