Por que contratar plano de saúde com CNPJ ou MEI?
Fazer um CNPJ pode não ser vantajoso apenas para regulamentar o seu negócio, mas também pode oferecer uma série de vantagens para você que deseja contratar um plano de saúde. Atualmente, grande parte das operadoras comercializam apenas planos PME, isto quer dizer que para contratar para a sua família, você precisa possuir um CNPJ, sendo que o MEI também é válido.
Contratação de plano de saúde com CNPJ
Não existe nenhuma restrição em usar o seu CNPJ para contratar um plano de saúde para a sua família. Inclusive, a maioria das contratações feitas em nome de uma pessoa jurídica são justamente para este público. Além disso, as regras para inclusão são mais flexíveis. Você pode incluir outras pessoas que não sejam filhos ou cônjuges como beneficiários, como é feito com empresas. Porém, o valor irá aumentar de acordo com a faixa etária correspondente no plano escolhido.
Economia ao contratar plano de saúde com CNPJ ou MEI
Visto que muitas pessoas buscam planos para a família ou para um grupo de pessoas, a contratação com um CNPJ é a mais vantajosa. Ao utilizar apenas um CPF, você fará contratações diferentes para todos os membros e estes valores serão acumulados. Os planos de saúde com CNPJ ou MEI apresentam até 30% de desconto se comparados com o cenário descrito acima. Isto acontece porque, por ser uma contratação para grupos, existe uma precificação que torna os valores individuais mais acessíveis.
Qual a diferença entre contratar plano de saúde com MEI e outro CNPJ?
Absolutamente nenhuma. O tipo de CNPJ não altera em nada a qualidade do seu plano de saúde, você terá os mesmos hospitais e serviços que aqueles que, por exemplo, contrataram para uma empresa com 100 funcionários. Contudo, para contratar, o MEI precisa estar aberto há no mínimo seis meses. É preciso alertar também que algumas operadoras, mas poucas, podem ser mais burocráticas quando vendem para MEI.
Operadoras que oferecem contratação com CNPJ
As operadoras mais reconhecidas do mercado aceitam apenas este tipo de contratação. Sendo assim, você terá acesso a empresas como:
- Amil
- Bradesco
- NotreDame Intermédica
- SulAmérica
- Unimed
- Porto Seguro
Carência de plano de saúde com CNPJ
Isso depende da modalidade escolhida. para planos de saúde com menos de 30 vidas, a carência é cobrada normalmente. Acima disso, a maioria das operadoras costumam abater todas os prazos.
Quantas pessoas posso colocar em um plano de saúde com CNPJ?
Uma das desvantagens do plano de saúde com CNPJ é que não é possível contratar apenas para uma pessoa. A maioria das operadoras exige um mínimo de 2 ou 3 pessoas, incluindo o titular. É importante ressaltar também que quem possui o CNPJ em seu nome deve estar incluso no convênio.
Se você possui um MEI e o seu plano de escolha aceita apenas três vidas, coloque as demais como dependentes e a negociação será feita normalmente.
Modalidades de contratação de plano de saúde com CNPJ
Os planos PME possuem três modalidades de contratação:
- De 02 a 29 vidas
- De 20 a 99 vidas
- Acima de 100 vidas
Qual CNPJ posso utilizar para contratar um plano de saúde?
Qualquer CNPJ é aceito, desde que esteja ativo na Receita Federal. Os tipos são os seguintes:
- Sociedade Empresária Limitada (LTDA)
- Sociedade Simples (SS)
- Microempreendedor Individual (MEI)
- Empresa Individual
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
- Sociedade Anônima (SA)
Documentos necessários para contratar com CNPJ
Para contratar com o seu CNPJ, deverá ser apresentada a seguinte documentação:
- RG
- CPF
- Número do CNPJ
- Comprovante de Residência
- Contrato social (para MEI não é necessário)
Para os dependentes ou demais beneficiários, apenas o RG, CPF e comprovante de residência.
Conclusão
Contratar um plano de saúde com CNPJ ou MEI é a melhor maneira de aliar qualidade e custo-benefício para você e a sua família. A contratação com um CNPJ permite incluir mais pessoas, ter mais flexibilidade nas regras de inclusão e economizar até 30% em comparação à contratação com CPF. Além disso, não há diferença na qualidade do plano de saúde entre CNPJ ou MEI. Ao contratar um plano de saúde com CNPJ, é importante estar ciente da quantidade mínima de pessoas e dos documentos necessários para a contratação.