Guia Completo Sobre Doenças Preexistentes em Planos de Saúde para MEI
Atualizado em 13 Abr, 2026
Conteúdo do Guia:
1. O que a ANS considera como Doenças Preexistentes?
No setor de saúde suplementar, as doenças preexistentes (tecnicamente chamadas de DLP - Doenças ou Lesões Preexistentes) são aquelas que o beneficiário ou seu representante legal saiba ser portador no momento exato da contratação ou adesão ao plano de saúde empresarial (MEI).
Exemplos comuns incluem quadros crônicos já diagnosticados por um médico, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, asma severa, cardiopatias, câncer em remissão ou tratamentos ortopédicos contínuos. É fundamental entender que omitir essas informações durante a contratação é considerado fraude e pode levar ao cancelamento unilateral do contrato pela seguradora.
2. A Declaração de Saúde: Preenchimento e Análise
O processo de informar à operadora sobre o seu quadro clínico ocorre através de um documento chamado Declaração de Saúde. Para contratos PME (Pequenas e Médias Empresas, que englobam o CNPJ MEI), esse fluxo foi modernizado e digitalizado.
Com base nos manuais de implantação de grandes operadoras, como a Amil, o fluxo técnico de informações funciona da seguinte forma:
- O titular recebe um link seguro por e-mail para preencher informações essenciais (como peso e altura) suas e de seus dependentes.
- Na sequência, responde a um questionário médico detalhado sobre históricos de cirurgias e diagnósticos.
- Após preencher, um segundo e-mail é enviado para colher a assinatura digital com validade jurídica na Declaração de Saúde.
3. CPT (Cobertura Parcial Temporária) e Agravo
Ao declarar doenças preexistentes, a operadora não pode recusar a sua entrada no plano de saúde (a recusa é proibida por lei). No entanto, ela aplicará uma regra de proteção financeira chamada CPT (Cobertura Parcial Temporária).
A CPT é uma restrição que dura 24 meses (2 anos). Durante este período, o beneficiário terá cobertura normal para consultas, exames simples e atendimentos de urgência. Porém, o plano não cobrirá Eventos Cirúrgicos, Leitos de Alta Tecnologia (UTI) e Procedimentos de Alta Complexidade (PAC) que estejam *diretamente relacionados* à doença preexistente declarada.
4. Fluxo de Implantação e Vigência nas Operadoras (Ex: Amil)
A presença de uma DLP altera o fluxo operacional de aprovação do seu contrato. Após a finalização da assinatura da Declaração de Saúde, o processo segue para a área de *Compliance* Médico (análise da operadora).
De acordo com os protocolos oficiais do mercado (como a plataforma de vendas da Amil), se a análise médica for concluída sem exigência de entrevistas adicionais ou perícias, o fluxo de aprovação obedece aos seguintes passos:
- Emissão da Proposta: O cliente e o corretor recebem por e-mail a notificação formal para a assinatura do contrato empresarial.
- Emissão do Boleto: A área técnica da operadora realiza o cadastro no sistema e emite o 1º boleto bancário. Atenção: Este boleto tem validade estrita de 30 dias e não permite prorrogação.
- A Regra de Vigência: Um detalhe crucial para quem já possui convênio e quer fazer o cancelamento para evitar pagamento duplo: a vigência (ativação) do novo CNPJ e o vencimento mensal do plano se darão exatamente na data de quitação do 1º boleto bancário.
5. Dica Técnica: Como fugir da CPT via Portabilidade
Existe apenas uma forma regulamentada de isentar o prazo de 24 meses da CPT para doenças preexistentes: realizando a Portabilidade de Carências da ANS. Se o titular do MEI já possui um plano de saúde anterior ativo e cumpre os requisitos de tempo de permanência e faixa de preço (compatibilidade), ele pode migrar para a nova operadora levando consigo 100% dos prazos já cumpridos.
Neste cenário, a nova operadora PME fica proibida por lei de aplicar a Cobertura Parcial Temporária, permitindo o tratamento imediato de quadros preexistentes.
Corretor de Seguros Especialista | Registro SUSEP: 201030162
Especialista em soluções de saúde e proteção patrimonial, dedicando sua carreira a oferecer segurança e previsibilidade para famílias e empresas.
Conteúdo validado pela Seguro Saúde Online Benefícios e Seguros (Center Brokers do Brasil Corretora de Seguros).
CNPJ: 20.033.235/0001-97 | Corretora Cadastrada SUSEP: 10.2019.289.4